O sistema possui um recurso para lançamento de atividades extraclasse.


Para habilitar o recurso deve estar marcado a opção “Registrar atividades extraclasse no lançamentos de avaliações parciais” na configuração de unidades.


Imagem 1


Essa opção ativa a possibilidade de definir a carga horária de atividade extraclasse, em um novo campo localizado nas configurações da turma.


Imagem 2


Em seguida, é possível usar na definição de avaliações parciais a opção Extraclasse, disponível ao professor no Portal Educacional.


Imagem 3


É importante ressaltar que este recurso implica diretamente na frequência do aluno, pois o valor da carga horária extraclasse (definido na turma) será adicionado ao total de aulas do cronograma para considerar os percentuais de frequência. Com isso, essas atividades contam como presença (ou falta) para o aluno. Procure utilizar o recurso em apenas uma etapa, respeitando o limite de carga horária extraclasse definido na turma.


Exemplo: Ao lançar uma nota 7 para o aluno em uma avaliação do tipo extraclasse que tem nota máxima 10, é considerado que o aluno teve 3 faltas nesta atividade. Estas 3 faltas irão para o seu histórico e serão consideradas no percentual de frequência do aluno.


IMPORTANTE: Toda vez que ocorrer um lançamento de nota extraclasse, é necessário que seja feito o recálculo da turma e o salvamento das informações para que o status do aluno esteja sempre atualizado.