Quando o aluno recebe um documento já assinado digitalmente pela Instituição de Ensino, a validação do documento deve ser realizada no Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura Digital ICP-Brasil do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, neste link: https://verificador.iti.gov.br. 


Alguns leitores de PDF também mostram as assinaturas do documento e a autenticidade delas. Mas essa verificação depende de como o produtor do editor de PDF interpreta as assinaturas da entidade que controla os padrão de certificação digital.


No caso abaixo, o leitor de PDF Adobe Reader, exibiu uma mensagem Ao menos uma assinatura apresenta problemas. Isso ocorre porque a Adobe não interpreta adequadamente os certificados ICP-Brasil, embora eles tenham validade como pode ser verificado no site do ITI. Outras mensagens, como validade desconhecida ou identidade do signatário desconhecida podem ser exibidas. No caso do Adobe Reader, a mensagem pode ser removida realizando o aceite do certificado como confiável. Isso irá resolver apenas para a máquina atual.


Atualmente, o certificado tipo A1 possui essa limitação. Se a ICP permitir o A1 válido no certificado raiz, automaticamente todos usuários da Adobe receberiam isso pelas atualizações do seu leitor. Por hora, o modo oficial indicado para validação de um documento assinado digitalmente com certificado digital ICP-Brasil é através do site do ITI - Instituto de Tecnologia da Informação, vinculado ao Governo Federal. 


Os passos abaixo são recomendados apenas para que a mensagem de assinatura inválida não seja mais apresentada. 

 

1) Clique no botão Painel de assinaturas.

 

 

Imagem 1

2) Clique em Validar todas as assinaturas.

 

 

Imagem 2

 

 

 

3) Confirme no botão OK.


 

Imagem 3


 

 Imagem 4

 

 

 

4) A mensagem continuará sendo exibida. Para isso, clique nos Detalhes do certificado.


 

Imagem 5

 

5) Na tela que se abrirá, vá até a aba Confiança e clique no botão Adicionar a certificados confiáveis. 


 

Imagem 6

 

6) Clique no botão OK.


 

Imagem 7


 

7) Marque todas as flags como mostra abaixo e clique em OK. 


 

Imagem 8

 


8) Por fim, feche e abria o documento. A mensagem ficará de acordo.


 

Imagem 9