Parametrização de acréscimos e descontos

Geralmente a Instituição trabalha com diversos acréscimos e descontos e é necessário configurar os parâmetros financeiros para que os valores fiquem corretos. Vamos a um exemplo:

A aluna possui três acréscimos e cinco descontos. Segue a lista com a regra definida:

 

Acréscimos

Encargo Educacional -> R$ 1.000,00

Material didático -> R$ 300,00

Passeio -> 70% sobre o valor do Material didático


Descontos

Desconto 1 -> 10% sobre o valor do “Encargo Educacional”

Desconto 2 -> 10% sobre o valor do cálculo de (“Encargo Educacional” menos o valor do “Desconto 1”)

Desconto 3 -> 10% sobre o valor do cálculo de (“Encargo Educacional” mais “Material didático” menos “Desconto 1” menos “Desconto 2”)

Desconto 4 -> 10% sobre o valor do “Material didático”

Desconto 5 -> 5% sobre o valor do “Passeio”

O valor final deve ficar R$ 1.168,50.


A aluna deve conter todos os parâmetros inseridos no cadastro de concessões da matrícula.

                                                                                Figura 1


Conforme vimos a regra acima será necessário configurar os parâmetros em diferentes níveis de acréscimos e descontos, caso contrário, o valor ficará incorreto.

 

Parâmetro: Encargo Educacional

Tipo: Valor

Operador: Acréscimo

Nível: Acréscimo 1



                                                Figura 2


Parâmetro: Material didático

Tipo: Valor

Operador: Acréscimo

Nível: Acréscimo 2

                                                                   Figura 3


Parâmetro: Passeio

Tipo: Percentual

Operador: Acréscimo

Nível: Acréscimo 3 (Este nível é permitido apenas o tipo percentual)

Aplicar sobre: Acréscimo 2 (Acréscimo de 70% sobre o valor do “Material didático” que está definido com nível “Acréscimo 2”)


                                                                                      Figura 4


Parâmetro: Desconto 1

Tipo: Percentual

Operador: Desconto

Nível: Desconto 1

Aplicar sobre: Acréscimo 1 (Desconto de 10% sobre o “Encargo Educacional” que está definido com nível “Acréscimo 1”)



                                                                                                            

                                                                      Figura 5

 

Parâmetro: Desconto 2

Tipo: Percentual

Operador: Desconto

Nível: Desconto 2

Aplicar sobre: Acréscimo 1 – Desconto 1 (Desconto de 10% sobre o “Encargo Educacional” menos “Desconto 1”)




                                                                              Figura 6


Parâmetro: Desconto 3

Tipo: Percentual

Operador: Desconto

Nível: Desconto 3

Aplicar sobre: Acréscimo 1 + Acréscimo 2 - Desconto 1 - Desconto 2 (Desconto de 10% sobre o “Encargo Educacional” mais “Material didático” menos “Desconto 1” menos “Desconto 2”)

 


                                                   

                                                                        Figura 7                                                           

Parâmetro: Desconto 4

Tipo: Percentual

Operador: Desconto

Nível: Desconto 4

Aplicar sobre: Acréscimo 2 (Desconto de 10% sobre o “Material didático”)


 

                                                                                Figura 8                                                                                 

Parâmetro: Desconto 5

Tipo: Percentual

Operador: Desconto

Nível: Desconto 5

Aplicar sobre: Acréscimo 3 (Desconto de 5% sobre o “Passeio” (70% do valor do “Material didático”))

                                                                                            Figura 9


Após gerar a parcela observe que o valor ficou correto R$ 1.168,50.

                                                                                             Figura 10                                                                                    


Mesmo que o valor final esteja de acordo, cabe revisar os valores de acréscimos e descontos. Veja que cada um deles está com o valor corretamente.


                                                                       

                                                                                              Figura 11


 

Portanto, cabe a Instituição parametrizar os níveis conforme desejar. É possível colocar mais parâmetros, por exemplo, descontos do tipo “Valor” sendo que os níveis podem ser repetidos. Entretanto, após inserir as concessões, gere uma parcela e verifique se os valores estão corretos.