Na matrícula do aluno, na aba “Documentos gerais” existem diversos documentos armazenados. No entanto, pode ocorrer erro ao tentar abrir/salvar, após selecionar um local na máquina.

                                                                   Figura 1



Clicando na caixa do erro em “Ver detalhes da exceção para suporte” apresenta uma mensagem de acesso negado. 


                                                                      Figura 2



Para resolução é necessário rever algumas configurações conforme a seguir:

1 – Extensões permitidas

Acesse o local “Configurações web – Arquivos - Sistema” e verifique se a extensão do arquivo desejado está adicionada.




                                                                     Figura 3



2 – Permissão de escrita no local 

Se não for a extensão, pode ser por falta de permissão para escrever no local desejado. Para tentar simular o caso, temos um ambiente de diagnóstico do sistema no botão “Sobre”. 


                                                                      Figura 4



Clique no “Diagnóstico do sistema”.

                                                           Figura 5



Neste local temos a opção "Salvar diretamente para arquivo", que simula o mesmo caso da tela dos documentos gerais do aluno. Sendo assim, é possível salvar em certos locais, mas alguns não são permitidas por padrão, mesmo sendo administrador da máquina. Digite o local que está tentando abrir/salvar o documento do aluno e clique em “OK”.


                                                                         Figura 6



Se o usuário não tiver permissão de escrita, pode apresentar o erro abaixo.

                                                                            Figura 7



Caso tenha permissão de escrita, ocorrerá uma mensagem de sucesso.

                                                                    Figura 8



3 – Sites confiáveis

Se o usuário tiver com permissão e ainda ocorrer erro, podemos averiguar se o site está como confiável, e experimentar elevar o nível desta zona, para vermos se o bloqueio está em alguma configuração específica nesse tipo de controle.

Clique nas ferramentas do Internet Explorer – Opções da Internet.


                                                           Figura 9




Vá na aba “Segurança” e selecione o botão “Sites confiáveis”. Depois clique em “Sites” e adicione o site desejado. Por fim, clique em “Fechar” e “Ok”.

                                                             Figura 10