O módulo Processo Seletivo tem um recurso para leitura de cartões respostas para provas definidas como objetivas ou não. Para habilitar o recurso acesse “Configurações – Outros – Geral 2 - Vestibular” e marque a flag “Leitura de cartões customizada”.
Figura 1
No cadastro do Processo Seletivo, na aba “Provas - Detalhes” marque a flag “Objetiva”.
Figura 2
Seguindo na mesma tela acesse a aba “Gabarito” e insira as questões e as respostas ao lado de cada uma. Observe uma situação pertinente. A questão 10 foi anulada e para isso coloca-se um asterisco (*) que contará como acerto.
Figura 3
Normalmente quando se trabalha com cartões de respostas as próprias leitoras realizam a criação de arquivos TXT. Veja na Figura 4, um exemplo de arquivo com 10 caracteres do candidato e 1 de cada resposta, sem espaços e vírgulas. Os dados devem seguir um abaixo do outro.
IMPORTANTE: Caso o candidato não tenha comparecido na prova, coloca-se após os caracteres do candidato a resposta NC.
Figura 4
Acesse o menu “Processo seletivo – Processos gerais – Leitura de cartões resposta”. Preencha os campos de “Processo seletivo” e busque o local do arquivo salvo na máquina. Em “Configurações” determine a posição inicial do arquivo, os caracteres do candidato e da resposta. Clique em “Ler arquivo”.
Figura 5
Se o arquivo estiver de acordo mostrará a mensagem de sucesso.
Figura 6
Enfim, realize a apuração para obter a classificação. Acesse “Processo seletivo – Processos gerais – Apuração de processos seletivos”. Selecione os campos desejados e clique e “Avançar”.
Figura 7
Após ocorrer a mensagem de sucesso, clique em “Concluir”.
Figura 8
De acordo com as respostas do candidato, o mesmo acertou 5 questões, porém a questão 10 foi anulada, logo será considerada como acerto, obtendo 6 acertos. Veja nas figuras 9 e 10 os detalhes de cada aba.
Figura 9
Figura 10
A realização da leitura de cartão respostas para prova “não objetiva” tem algumas diferenças conforme será mostrado a seguir.
Acesse o cadastro do Processo Seletivo, na aba “Provas - Detalhes” deixe a flag “Objetiva” desmarcada. Neste exemplo, será uma redação.
Figura 11
Entretanto, é necessário cadastrar um gabarito também com um valor qualquer como resposta.
Figura 12
O arquivo deverá ter primeiramente os caracteres do candidato, seguido da nomenclatura da prova e por fim, o valor da nota. Veja o exemplo da nota sem casas decimais.
Figura 13
Acesse o menu “Processo seletivo – Processos gerais – Leitura de cartões resposta”. Preencha os campos de “Processo seletivo” e busque o local do arquivo salvo na máquina. Em “Configurações” determine a posição inicial do arquivo, os caracteres do candidato e da resposta. Marque a flag “Prova não objetiva” e coloque o número de caracteres da prova. Clique em “Ler arquivo”.
IMPORTANTE: Caso tenham casas decimais coloque o valor 4 nos caracteres da resposta e marque a flag “Adicionar casas decimais”. Não acrescente vírgulas, nem pontos no arquivo
Figura 14
Se o arquivo estiver de acordo mostrará a mensagem de sucesso.
Figura 15
Enfim, realize a apuração para obter a classificação. Acesse “Processo seletivo – Processos gerais – Apuração de processos seletivos”. Selecione os campos desejados e clique e “Avançar”.
Figura 16
Após ocorrer a mensagem de sucesso, clique em “Concluir”.
Figura 17
O candidato tirou nota 8 na redação. Veja nas figuras 18 e 19 os detalhes de cada aba.
Figura 18
Figura 19