A informação “Semestre” da Turma serve para ofertar apenas alunos que estão naquele determinado semestre. O condicional é exato, então se desejar que todos os alunos possam cursá-la, deve deixar zerado. 

                                            Figura 1


Para determinar qual semestre cada aluno se encontra, nas configurações das “Unidades” existe uma opção para escolher qual melhor se adequa a regra da Instituição. Existem várias opções de tipo de cálculo. Essa opção age apenas na oferta seriada ou híbrida. Não existe forma de desabilitar.

Para Instituição que utiliza regime de “Crédito”, essa opção é ignorada e não filtra.

                                       Figura 2


Os processos de matrícula (Perseus Cloud ou Online) usam o valor do semestre do aluno + 1. Quando o aluno está no semestre 1, o semestre de matrícula dele é sempre + 1. Quando ele é novato, ou seja, não há disciplinas no histórico, não é feito o cálculo "+1".

No exemplo abaixo, a aluna está no semestre 3 e as disciplinas ofertadas serão do 4º semestre.


                                    figura 3


É possível verificar as turmas que serão ofertadas através do menu de “Ofertas”. São mostradas três turmas do semestre 4. A coluna “Pode matricular” marcada, significa que está habilitado para a aluna realizar a matrícula. Caso contrário, é mostrado uma mensagem na coluna “Situação”.

                                              

                                        Figura 4