O PIX é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido. Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.

Por enquanto, o PIX será apenas uma melhoria no trâmite de pagamentos entre pessoas, que usam DOC/TED, e não como um sistema de cobrança substituto dos boletos. Futuramente, é bem provável que evolua para esta finalidade.

Sendo assim, para rotina tradicional de cobrança dos alunos, não tem como, através do PIX, registrar uma dívida com valor específico, data de vencimento e eventuais descontos condicionais. Dessa forma, o Perseus não gera cobranças através do PIX.

Contudo, o boleto ainda é o instrumento indicado para cobrança e eventual registro de dívidas em cartório de protesto e órgãos de proteção ao crédito.