Para realizar cadastro de disciplinas optativas, existem alguns detalhes que necessitam ser rigorosamente seguidos.


1º Passo: realize o cadastro das disciplinas dentro da estrutura acadêmica, na turma desejada. Observe que elas devem ser cadastradas como optativa.


Obs: No momento do cadastro é importante saber, se a disciplina será ofertada para toda a turma, ou isoladamente, pois impactará na marcação da flag "matricula automática".


Caso seja para toda a turma, você deve marcar a flag "matricular automaticamente". Caso contrário, você deve inserir manualmente na matrícula dos alunos, conforme será explicado nas próximas imagens.


                                                                                          Imagem 1


2º passo: Observe que na aba informações adicionais da disciplina, existe a flag "pertence à base curricular". Esta deve permanecer desmarcada, caso não se opte por incluir estas disciplinas no boletim.


                                                                                      Imagem 2


3º passo: O campo "quantidade para progressão parcial" dentro do cadastro da turma, serve para informar o número correspondente de disciplinas que será isentado pelo sistema, caso estas sejam inseridas na base comum curricular dos alunos. 

Se o desejo for adicionar frequência, o sistema de avaliação ficará aguardando o lançamento das notas destas respectivas disciplinas optativas, sendo requisito para encerramento de ano letivo, porém, ao adicionar um número x de disciplinas de progressão, o sistema irá isentar esse respectivo número de notas faltantes.


Exemplo: No 2º ano do fundamental, temos a disciplina de educação financeira, portanto, você pode colocar 1 neste campo. 

                                                                                            Imagem 3



Obs: Utilizando estas configurações, será possível liberar as disciplinas optativas para que apareçam no Portal Educacional e o professor possa lançar frequência. Bem como, será de opção da instituição, que elas constem no boletim de desempenho dos alunos, utilizando ou não, a flag de "pertencentes" a base curricular.