Uma das formas de atender às regras do Novo Ensino Médio se dá pela oferta de ITINERÁRIOS com seus devidos componentes curriculares.


Tomemos como exemplo, uma instituição que ofereça TRÊS ITINERÁRIOS compartilhados para os alunos das 1ª e 2ª Série do Ensino Médio. Cabe destacar que não necessariamente os itinerários devem ser compartilhados entre séries diferentes. Nada impede, que a 1ª série tenha os seus itinerários, assim como a 2ª série.

Exemplo de Itinerários e seus componentes curriculares:

  • Ciências:
    1. Astronomia (3 horas-aulas semanais) 3, 42, 126
    2. Educação Ambiental (3 horas-aulas semanais)
    3. Universo dos Números (3 horas-aulas semanais)
  • Tecnologia:
    1. Mídias Digitais (3 horas-aulas semanais)
    2. Robótica (3 horas-aulas semanais)
    3.  
  •  Mercado:
    1. Finanças Pessoais (3 horas-aulas semanais)
    2. Empreendedorismo (3 horas-aulas semanais)
    3. Mercado de Trabalho (3 horas-aulas semanais)
  • Cultura:
    1. Produção Cultural (3 horas-aulas semanais)
    2. Artes Visuais (3 horas-aulas semanais)
    3. Cinema e Teatro (3 horas-aulas semanais)

 

Para cadastrar os itinerários no GestorClass, siga os seguintes passos:

 

1º Passo: Clique em “Estrutura Acadêmica”.

2º Passo: Entre nos dados do Ensino Médio.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

3º Passo: Clique em “Itinerários”.

4º Passo: Adicione os itinerários.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

5º Passo: Cadastre os itinerários.

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média

6º Passo: Entre em cada um dos itinerários para completar o cadastro.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

7º Passo: Complete com as demais informações.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

 

8º Passo: Clique em “Plano de Estudos”.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

9º Passo: Cadastre os componentes curriculares do itinerário.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

10º Passo: Cadastre o componente curricular do itinerário.

Considerações importantes:

  • Defina “Numeração própria” no ordenamento. Isso fará com que os alunos matriculados nessa turma dessa disciplina do itinerário tenham uma numeração própria. Isso é importante, pois, em tese, essa turma receberá alunos oriundos de várias turmas diferentes. Naturalmente, haveria colisão de números.
  • Desmarque a opção “Matricular automaticamente”. Os itinerários são de livre opção dos alunos. Então, requer que a matrícula seja manualizada.

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

11º Passo: Repita o procedimento anterior até cadastrar todos os componentes curriculares de cada itinerário.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

12º Passo: Clique em “Turmas”.

13º Passo: Cadastre as turmas de cada itinerário.

14º Passo: Cadastre os horários da turma.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

15º Passo: Matricular o aluno na turma do itinerário escolhido.

Existem duas formas de você matricular o aluno em uma turma de um itinerário:

  • Criando uma matrícula para o aluno (não recomendado).
  • Adicionando o componente curricular da turma do itinerário escolhido às disciplinas já associadas ao aluno (recomendado).

Se você optar pela primeira forma, o aluno terá documentos para cada matrícula, como, por exemplo, boletins. Da segunda forma, as disciplinas dos itinerários constarão nos mesmos documentos das demais disciplina.

16º Passo: Vá em “Disciplinas” na “Matrícula” do aluno.

17º Passo: Adicione uma disciplina.

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

18º Passo: Insira cada uma das disciplinas do itinerário que o aluno optou, lembrando que as disciplinas estão na respectiva “série” e turma do próprio itinerário.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Site

Descrição gerada automaticamente19º Passo: Ao concluir, você terá as disciplinas do itinerário escolhido pelo aluno devidamente listadas com as demais disciplinas.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

O indicativo em VERMELHO ao lado de cada disciplina do itinerário aponta que essa disciplina não pertence a turma de origem do aluno.

20º Passo: Ao final de todas as matrículas, clique em “Secretaria | Processos | Ordenamento de chamada”. Execute o processo para que o GestorClass calcule o número de chamada de cada aluno nas respectivas turmas dos itinerários.

 

Ao final do processo, os alunos terão sido numerados nas disciplinas dos itinerários.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente